Considerada um modelo de sucesso na sucessão familiar na gestão agropecuária, a fazenda tem a frente a jovem produtora Maira Marquez Araújo, de 33 anos.
Recentemente, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros conheceram a gestão da Fazenda Aviação, localizada no município de Araguanã, região norte do Estado de Tocantins, no terceiro dia do Projeto Rota da Pecuária.
O objetivo do Projeto Rota da Pecuária é apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses e mostrar, na prática, as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor.
“Estes três dias de atividades foram muitos proveitosos, onde podemos estar juntos aos produtores e pecuaristas na troca de experiência e mostrando os avanços das tecnologias do setor agropecuário”, disse a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce.
- Leia também:
Recuperação judicial: STJ confirma condiçes para produtor rural
Fazenda Aviação
Desde 2013, Maira é responsável pela gestão da propriedade, sendo a terceira na linha de sucessão. A aposta da fazenda está na criação de gado de corte, utilizando o sistema semiconfinamento. “A nossa experiência é adquirida no dia a dia, na prática, aliando as tecnologias e uma gestão minuciosa, na qual estamos alcançando excelentes resultados” detalha a produtora.
De acordo com ela, a fazenda atravessou mudanças no processo de produção, como investimentos constantes na capacitação da equipe, cural anti-stress, controle individual de animais via planilha por meio de software e apps. Maira explica que “[Isso permitiu aumentar] o resultado operacional e dobrar a produção de arroba do gado numa mesma área, sem muito investimento, apenas com manejo adequado”.
Destaque
A valorização e a qualificação de todos os funcionários é destaque da propriedade, contando com 20 contratos atualmente. “Oferecemos uma melhor estrutura de moradia e trabalho para nossos funcionários. As duas casas residenciais são novas, o alojamento é novo, e todos passam por [capacitação] profissional constante”, destacou Maira Marquez.
O agropecuarista, Ricardo Andrade, criador de Nelore P.O (recria e engorda) na Fazenda Vale do Boi, no município de Carmolândia, esteve presente no terceiro dia da Rota da Pecuária e destacou a importância do intercâmbio neste projeto.
“Nós investimos no melhoramento genético da raça nelore para venda de reprodutores. Estamos ligados na difusão de tecnologia e o Rota da Pecuária promove essa de troca de experiência, apresentando mais tecnologias aos produtores, tornando mais eficiente e lucrativo”, afirmou.
Fonte: Clic Noroeste