As instituições privadas contam com uma variedade de ferramentas que oferecem diferentes resultados, a depender da necessidade e intenção. A fusão é uma operação amplamente utilizada para quando é necessário que duas ou mais sociedades se unam para formar uma nova. Recentemente, a Microsoft iniciou o processo de fusão da instituição Activision Blizzard e tem causado debates entre os especialistas.
Caso aconteça, da forma adequada, esta seria a maior compra feita no universo de games. Não obstante, ainda é preciso analisar algumas questões externas e internas, relacionadas às partes, para entender se esse contrato será firmado.
Caso atual
O anúncio de compra foi realizado em janeiro de 2022 e o processo segue em análise. Para o mercado de videogames esse é um grande passo e que também influencia outras empresas, seja positiva ou negativamente. A venda da sociedade atinge um valor de U$ 70 bilhões e o processo está, neste momento, passando por análise global com órgãos de todo o mundo.
LEIA TAMBÉM:
Algumas nações, como EUA e a União Européia, visualizam o negócio como arriscado e são contra a sua finalização, principalmente porque o veem como injusto em relação a outras empresas do segmento. Com ele a Microsoft teria uma vantagem competitiva acima do que é esperado, obtendo mais assinaturas. Também há chances de que ela mantenha a franquia Call of Duty apenas no Xbox.
Para conseguir encerrar o processo é esperado que a empresa realize algumas concessões se comprometendo com os pontos ainda irregulares na visão dos órgãos reguladores.
Processo de fusão
Além da ampliação do negócio e o aumento da receita, a fusão (mergers) é capaz de trazer mais diversidade à instituição, dar mais força à marca e diminuir os riscos. Ao todo são cinco tipos diferentes: horizontal; vertical; conglomerado; de extensão de mercado e extensão de produto.
Algumas etapas devem ser seguidas para que a fusão seja bem sucedida, são elas:
- Análise;
- Organização interna;
- Contratos e acordos societário;
- CADE;
- Repasse aos colaboradores;
- Fechamento.
Aquisição
Apesar de não ser o caso da Microsoft e da Activision, a ferramenta “aquisição” também costuma ser considerada por empresas que queiram crescer e ampliar os negócios. Ela acontece quando uma instituição adquire ações de outra sociedade, sendo que nesta situação, ambas as empresas continuam existindo e em atividade.
Assim como a fusão, a aquisição (acquisition) deve ser pensada de acordo com a realidade da empresa atual e checando os pontos que lhe dizem respeito. Para obter resultados positivos durante os processos é importante contar com o acompanhamento de profissionais da área jurídica. A Recuperação Brasil age no mercado auxiliando seus clientes a atravessarem esse momento com menos complicações possíveis. Conheça mais sobre as consultorias personalizadas e tire suas dúvidas com o time multidisciplinar.