Durante sua vida ativa, as empresas podem obter uma série de benefícios ao incluir ferramentas na rotina. Também visualizam resultados específicos quando passam por certas operações, como é o caso da incorporação. Ela costuma acontecer quando uma sociedade adquire uma ou mais instituições e assume seus direitos e obrigações.
Além disso, acabam obtendo a força de trabalho, as tecnologias e os ativos da empresa adquirida. Ao incorporar outra instituição esta empresa não deixa de existir, pelo contrário, continua existindo com a mesma personalidade jurídica. No entanto, seu patrimônio é aumentado e o impacto no mercado acaba se tornando maior.
A prática já é comum no mercado e um exemplo recente pôde ser visualizado com o processo vivido pela TIM com a compra (incorporação) da Cozani.
Como funciona?
O objetivo principal costuma ser o crescimento, e também, a redução de custos de produção. Sendo assim, o processo inicial tende a ser o estudo da empresa a ser incorporada para que em seguida seja aprovada pelos sócios de ambas as partes.
A base para o bom funcionamento da operação é o estudo prévio e o acordo entre os envolvidos. Dessa forma, assim que todos estiverem certos que queiram passar pela incorporação é preciso que haja uma análise de balanço patrimonial.
Um perito fica responsável por averiguar os bens que serão incorporados. Somente quando essas etapas são finalizadas que a sociedade incorporada passa a ser incluída na incorporadora e deixa de existir definitivamente.
Por fim, para que o processo seja oficializado, é preciso que os sócios realizem a averbação de registro para legitimar a incorporação.
É válido destacar que o processo se diferencia de outras ferramentas como a fusão, que também acontece a partir da junção de duas empresas, no entanto, se unem para formar uma completamente nova.
Dessa forma, não deve ser confundido com a incorporação, uma vez que a empresa incorporadora preexistente continua a existir, e as incorporadas deixam de existir.
Benefícios e ação de especialistas
Quando bem realizada a incorporação pode trazer uma série de vantagens para a empresa incorporadora, isto porque o processo geralmente acontece como uma forma de ampliar a atuação.
Entre os principais podemos citar:
- Ganhos operacionais;
- Ganhos tributários e possibilidade de elisão fiscal;
- Possibilidade de crescimento financeiro;
- Aumento do posicionamento no mercado;
- Possibilidade de redução de custos operacionais.
A Recuperação Brasil atua no mercado para garantir que o processo de incorporação aconteça de maneira adequada para os clientes. Também atua em outros momentos da vida de uma instituição, como durante a recuperação judicial, no processo de sucessão familiar e para renegociação de dívidas empresariais.
Conheça mais sobre o serviços acessando o site.