Um líder possui um papel fundamental para as empresas e contribui diretamente para a saúde dos negócios. Com seu entendimento sobre a marca, as habilidades que desenvolveu para o cargo e com a compreensão que possui sobre o todo, os líderes são os responsáveis por tomar atitudes que vão favorecer o time e manter o bem-estar e saúde de uma instituição. Sua atuação, portanto, é fundamental para o momento de reestruturação de empresas.
Visualizada como uma estratégia para reorganizar a instituição, a reestruturação é um processo complexo geralmente buscado por empresas que estão atravessando momentos de crise ou que necessitam de impulso para estarem melhor posicionadas no mercado.
Saiba mais sobre o processo de reestruturação, como costuma ser organizado e o papel dos líderes durante e após a aplicação da ferramenta.
O que é a reestruturação de empresas?
Uma empresa que procura pela reestruturação busca organizá-la, através de métodos que podem ser complexos ou simplórios. A depender do caso, um negócio pode adotar novas medidas, observar os erros, visualizar as possibilidades de obter mais ganhos (como a recuperação de crédito tributário), realizar mudanças de fornecedores e produtos, revisar contratos, reduzir a mão de obra ou realizar trocas de postos de trabalho.
A escolha do momento ideal é relevante para que a instituição tenha tempo hábil para estruturar um plano e observar as melhorias.
Para evitar processos mais extensos e que obrigatoriamente levam ao caminho judicial, algumas empresas de grande porte e reconhecidas no mercado têm apostado na reestruturação empresarial.
A reestruturação costuma ser marcada por passos previamente definidos e que auxiliam as marcas a atingirem seus objetivos, são eles:
- Diagnóstico;
- Análise;
- Estabilização e retorno ao crescimento.
Tendo em mente que o sucesso da reestruturação de empresa depende diretamente do esforço dos funcionários presentes e da adaptação dos mesmos com as novas medidas, é necessário que os gestores e líderes destaquem a nova fase e atuem de maneira incisiva.
LEIA TAMBÉM:
O papel da tecnologia durante a reestruturação empresarial
Reestruturação empresarial em 2023: empresas recorrem a ferramenta para renovação
Atuação dos líderes
A decisão de seguir com a reestruturação geralmente é feita por um líder, que junto de uma equipe, estruturará as medidas adequadas para o caso. Além de agir com proatividade os líderes possuem como principal função, durante o processo, a comunicação dos pontos.
O auxílio deve acontecer durante e após a reestruturação da empresa visto que muitas dúvidas tendem a surgir devido às mudanças, que caso não sejam contidas podem levar a não confiança dos colaboradores e a baixa reputação no mercado.
Auxílio de especialistas
A reestruturação de empresas é uma ferramenta à disposição das instituições, e que precisa ser bem compreendida para oferecer os resultados esperados. Além do entendimento é recomendável que um time jurídico acompanhe as fases de mudanças e adaptações das empresas.
A Recuperação Brasil atua no mercado a fim de ajudar as empresas, seja durante os momentos de crise como para crescimento do negócio. Através de consultorias personalizadas o time multidisciplinar consegue compreender o momento atual de cada cliente e oferecer a solução necessária.
Acesse o site para conhecer mais sobre o time e sobre a consultoria oferecida.