Certos momentos pedem pela aplicação de operações e procedimentos específicos, que servirão para melhorar a saúde do negócio ou elevar a empresa a outro patamar. O processo de fusão e aquisição direciona a instituição a diferentes caminhos e provoca resultados distintos.
Para realizar cada um deles é preciso passar por etapas específicas. A fusão é entendida como uma operação onde há a união de duas sociedades para que ao final elas se tornem uma só. Já a aquisição está relacionada com a operação onde a empresa obtém ações ou quotas em outras sociedades. Dessa forma ambas as empresas passam a funcionar normalmente e separadamente.
Processo de inclusão
Para utilizar as ferramentas é importante o estabelecimento de alguns passos. Também conhecidos como M&A (Mergers and Acquisitions), os procedimentos de fusão e aquisição costumam passar pela:
- construção de um plano;
- análise da empresa;
- escolha;
- negociação;
- conclusão.
Ou seja, de início é preciso analisar a situação interna para construir o plano, compreender o momento, objetivos e pontos de atenção. Também se faz necessário se preocupar com a sociedade alvo, entender o valor que possui e se se encaixam com os ideais da empresa atual. A negociação só é firmada quando todos os pontos estão batidos e forem estudados. No final o contrato é assinado e a operação é concluída.
É válido ressaltar que em processos que envolvem grandes instituições existe ainda o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, onde é averiguado a inexistência de atos de concentração econômica e criação de monopólio.
Semelhanças e diferenças entre as operações
De início é fácil compreender que ambas as operações acontecem quando a instituição está em uma situação adequada financeiramente. Ainda assim, podem ser encarados como uma saída para os empreendimentos atingirem novos mercados e se renovarem.
Isto porque os processos de fusão e aquisição podem ser proveitosos para os negócios quando realizados corretamente, levando a uma melhoria interna.
Também são capazes de elevar a competitividade das partes envolvidas, o que resulta no aumento da produtividade com um custo médio menor. No geral, os benefícios percebidos com os procedimentos são:
- aumento da participação no mercado;
- aumento da oferta de produtos;
- possível aumento de receita;
- diminuição de custos;
- vantagens fiscais;
- alteração da gestão/administração por uma melhor.
As diferenças, no entanto, estão em como as estratégias são dadas. A escolha da melhor ferramenta precisa ser feita com base nos objetivos da empresa, sendo previamente estudadas para que não atuem de forma contrária ao esperado.
A Recuperação Brasil atua a partir de consultorias personalizadas auxiliando seus clientes a passarem pelos procedimentos de fusão e aquisição, entre outras operações que necessitam do acompanhamento de um profissional especializado. Conheça mais sobre os serviços oferecidos aqui.