Os processos de fusão e aquisição (M&A) estão em baixa no mercado. No entanto, duas instituições de assessoria financeira que são especialistas neste tipo de procedimento decidiram se reunir. O processo aconteceu com o Grupo Pipeline Capital Tech que tomou a iniciativa de comprar a empresa Capiza que também atua no mercado de dívida.
O co-fundador da Capiza, Alberto Sansiviero, será o responsável por gerir duas unidades de negócio: uma direcionada para a reestruturação de crédito e dívida e outra para equity crowdfunding.
De acordo com o fundador e CEO do grupo, Alon Sochaczewski, “a partir de sua origem como uma butique de M&A, o Pipeline está se consolidando, dez anos depois, como um grupo de investimentos 3.0, agora com oferta de crowdfunding e debt and credit”.
LEIA TAMBÉM:
- Fusão e Aquisição no Agronegócio: Aumento das Operações
- M&A: as Principais Dicas para Um Bom Processo de Fusão e Aquisição
A ação das instituições acontece num momento onde há mais reestruturação de dívidas do que procedimento de fusão e aquisição. De acordo com um estudo da PwC Brasil, o primeiro bimestre brasileiro foi de baixa dos processos de M&A que teve uma redução de 35%.
Em 2022, foram aproximadamente 274 negócios informados durante o período de janeiro e fevereiro, sendo que em 2023 este número chegou a 179.
O Grupo Pipeline trabalha na América Latina, Europa e Estados Unidos desde 2012. Atualmente tem US$ 1 bilhão sob gestão. Além da operação com a Capiza, a Pipeline já havia participado de outros processos de M&A, como: da Corebiz pela WPP, a compra pelo QuintoAndar da Noknox e Jotacom pela FSB.
Em 2023 planeja realizar aproximadamente 20 operações e ainda pretende lançar as unidades de venture building, além de um fundo de venture capital.
Fonte: Infomoney
Autor(a): Rikardy Tooge